“Os Vinhos Stakhovsky”: Pedro Couto à conversa com Sergiy Stakhovsky

“Os Vinhos Stakhovsky”: Pedro Couto à conversa com Sergiy Stakhovsky

Já foi n.31 do ranking ATP, derrotou o todo-poderoso Roger Federer na relva de Wimbledon, em 2013, é o melhor jogador ucraniano de ténis, e, aos 35 anos, tem um projeto para o futuro: Stakhovsky Wines.

Sergiy Stakhovsky está nos quartos-de-final do Porto Open e sorri quando lhe dizemos que conhecemos os seus vinhos. Responde prontamente: “Os vossos vinhos (portugueses) é que são bons!”. Digo-lhe que as opiniões sobre o “Ace&W by Stakovsky”, o Merlot, tem boas críticas dos que já tiveram oportunidade de apreciar.

 

PC (Pedro Couto): Como é que surgiu esta ideia dos “Stakhovsky Wines”?

SS (Sergey Stakhovsky): O vinho é uma paixão que tenho, é intrigante e especial… Sempre que possível tento conciliar ambos, o ténis e os meus vinhos. Em 2015 alugamos umas vinhas nos Carpatos (uma das regiões mais pequenas da Ucrânia, mas ao mesmo tempo, está entre os mais ricos em recursos naturais, património histórico e cultural) e começamos a plantação de novas castas: Merlot, Zweigelt, Riesling e Cabernet Sauvignon. Em 2017 fizemos a primeira colheita, que não estava de acordo com o que pretendíamos.  Melhoramos em 2018, foi um bom ano, com muito sol.

 

PC: Falas do processo com muita paixão e empenho…

SS: Sim, é um prazer que tenho e estou envolvido em todo o processo, gosto de passar por todas as fases e ver o resultado final.

 

PC: Vendes os teus vinhos só na Ucrânia ou em todo o mundo?

SS: (risos) Não… somos uma marca pequena, não há uma cultura de consumo de vinho na Ucrânia, este projeto passa também um pouco por aí, por criar o hábito do consumo desta bebida na população. Temos alguns contratos em França, mas como queremos que os nossos vinhos sejam acessíveis em termos de preço, com qualidade, mas acessíveis, quando enviamos grandes quantidades compensa, quando são poucas caixas, não…

 

PC: Quando vamos poder provar os Stakhovsky Wines aqui em Portugal?

SS: (risos) Bom, como disse, só a expedição é muito cara, mas se tivermos alguma parceria com produtores ou distribuidores locais, quem sabe…

 

Eis o site da Stakhovsky Wines: https://stakhovskywines.com/en/page/about_sergey_stakhovsky.html

PORTO OPEN – Campeonatos Internacionais de Portugal: a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita na ITF Women's World Tennis Tour (International Tennis Federation) e no ATP Challenger Tour pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora Porto - Município do Porto.
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto