O ténis no coração do Porto

O ténis no coração do Porto

A cidade invicta recebeu de braços abertos o ténis. No passado fim-de-semana, o Porto Open em Alta na Baixa, iniciativa inserida no programa Porto em Forma da Câmara Municipal do Porto, deu mais cor e movimento aos arredores da Torre dos Clérigos e a adesão dos portuenses (e não só!) não se fez esperar.

Numa “peça em dois actos”, o primeiro dia destacou-se pela presença de várias caras conhecidas do ténis nacional que, de bom grado, se predispuseram visitar o evento, experimentar pela primeira vez o Touch Tennis e fazer uma pequena antevisão do Porto Open 2017. Falamos de Rita Vilaça, Francisca Jorge, Maria João Koehler, Francisco Cabral e Nuno Borges, dignos representantes desta geração de tenistas lusos.

No final do dia, as opiniões acerca desta nova modalidade, o Touch Tennis, eram unânimes: fácil de jogar, “mesmo para quem não pratica ténis”, sem momentos mortos e deveras divertido.

O segundo acto, ou seja, o segundo dia da contenda, teve início com mais uma novidade para todo o público presente: uma aula gratuita de Cardio Tennis com o professor Pedro Malheiro. A actividade fez a delícia de “miúdos e graúdos” e até chamou a atenção dos olhares curiosos dos turistas.

Entretanto, a diversão continuou presente na FunZone do evento, com o mini-ténis e as clínicas de ténis a roubar o protagonismo e, até, a apelar à acção do público que, momentos antes, apenas apreciava de longe as peripécias dos atletas.

No domingo de tarde, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, também não ficou indiferente aos encantos do ténis, aproveitando, ainda para entregar os prémios aos jogadores que mais se destacaram no Porto Downtown Tournament, a primeira prova de Touch Tennis realizada em Portugal. Assim, pelas mãos de Rui Moreira, Pedro Almeida e Francisco Barros receberam os troféus de campeão e vice-campeão de singulares, respectivamente. Pedro e Francisco triunfaram, em conjunto, na prova de duplas, enquanto Pedro Monteiro/João Teixeira foram finalistas.

A Associação de Ténis do Porto agradece a todos os que ajudaram a fazer deste um fim-de-semana para mais tarde recordar, nomeadamente os colaboradores da Porto Lazer pelo esforço e sacrifício demonstrados ao longo da iniciativa; aos clubes cujos jogadores e staffs ajudaram a dar mais animação ao evento: Boavista FC, CT Porto e EV Sport, cujo presidente, Joaquim Alfredo, ficou fã do touch tennis; à Leroy Merlin pelo importante apoio e aos jogadores e jogadoras profissionais que, no sábado à tarde, mostraram a toda a gente que é possível praticar uma modalidade com prazer e alegria, mesmo que o façamos diariamente e profissionalmente há vários anos. Obrigado a todos!

PORTO OPEN – Campeonatos Internacionais de Portugal: a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita na ITF Women's World Tennis Tour (International Tennis Federation) e no ATP Challenger Tour pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora Porto - Município do Porto.
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto