Inês Murta e Francisca Jorge entram a vencer na variante de pares do Porto Open

Inês Murta e Francisca Jorge entram a vencer na variante de pares do Porto Open

Esta terça-feira, no Complexo do Desportivo Monte Aventino, jogaram-se os primeiros encontros do quadro principal de singulares, mas o destaque vai mesmo para a 1ª ronda da variante de pares.

Francisca Jorge, nº 1 nacional, forma equipa com a espanhola Olga Parres Azcoitia, dupla que há dias triunfou no $15.000 de Santarém. Tendo como oponentes na 1ª ronda a indiana Riya Bhatia e a japonesa Ramu Ueda, a dupla ibérica saiu vitoriosa pelos parciais de 7-6(4) e 6-2 e seguem em frente na prova.

Seguiu-se o jogo de pares de Maria Inês Fonte – que havia cedido na estreia no quadro de singulares perante a 3ª cabeça-de-série, Yuriko Miyazaki (JPN) -, onde formou equipa com Lina Glushko, de Israel. As oponentes Payola/Sakatsume foram mais consistentes ao longo da partida e conseguiram o apuramento para a próxima ronda com um triunfo por 6-4 e 6-1.

Já ao início da tarde, Inês Murta, mais uma jogadora lusa bem conhecida do Porto Open (vice-campeã em 2016), jogou ao lado de Magali Kempen (BEL) e juntas aplicaram um duplo 6-2 ao par J. Duerst/E. Shalimova.

Quanto ao quadro de singulares, além de Maria Inês Fonte, outra wildcard da organização também não conseguiu entrar com o pé direito na prova. Elizabet Hamaliy teve pela frente a principal favorita à vitória neste Porto Open, Katy Dunne, e cedeu perante a britânica pelos parciais finais de 6-0 e 6-1. Kempen, Babel (FRA) e Arshinkova (BUL) também garantiram o apuramento para a 2ª ronda do quadro ao longo desta terça-feira.

Amanhã entram em acção em singulares jogadoras como Beatriz Haddad Maia, que já foi top 68 mundial, a também brasileira Carol Meligeni Alves (top-200 de pares) e, claro, as duas melhores lusas da actualidade: Francisca Jorge e Inês Murta.

O Porto Open 2020 vai ter a duração de duas semanas e distribuirá um total de 65 mil dólares em prémios monetários. Embora esteja completamente proibida a entrada de público nas bancadas, o torneio terá uma cobertura exaustiva nos meios digitais com transmissões e comentários em directo, entrevistas às tenistas e muitos outros conteúdos exclusivos.

PORTO OPEN – Campeonatos Internacionais de Portugal: a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita na ITF Women's World Tennis Tour (International Tennis Federation) e no ATP Challenger Tour pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora Porto - Município do Porto.
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto