Gil surpreende Machado e atinge final

O ténis tem destas coisas e a imprevisibilidade do resultado é um dado adquirido. E aconteceu isso mesmo no dia de hoje. Defrontavam-se Rui Machado, primeiro cabeça-de-série e 270.º do Mundo, e Frederico Gil, atualmente no 842.º posto da hierarquia ATP. Depois do resultado das meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto, que Machado vencera por claro 6-2 e 6-1, não era expectável que acontecesse alguma surpresa. Mas aconteceu.
Gil esteve muito sólido e determinado levando de vencida o algarvio, em dois sets, pelos parciais de 7-6 (7/5) e 6-4.
 
Na outra semifinal, o experiente Leonardo Tavares media forças com o consistente Frederico Silva. Mais forte no início do embate, o jovem das Caldas da Rainha liderava as operações mas sentia que ia necessitar de se aplicar ao máximo para superar o seu adversário (que já não competia em singulares desde o passado mês de Fevereiro).
 
O tie break no primeiro set demonstra bem o equilíbrio que se registava com Frederico a vencer por 7/4. Mas Leonardo Tavares não ia desistir. Empatou a meia-final vencendo o segundo parcial por 6-2 e adiou a decisão para uma terceira partida que se adivinhava equilibrada e de resultado imprevisível. E assim foi. Frederico Silva foi mais regular e acabou com o percurso muito positivo de Leonardo Tavares, fechando o encontro por 7-5.
 
 
Amanhã, a partir das 15 horas, teremos uma final que promete ser muito disputada no court central do Clube de Ténis do Porto, com ambos os Fredericos a desejarem certamente conquistar o título na 15.ª edição do Porto Open.
 
 
Na variante de pares, a dupla composta por Frederico Gil e Leonardo Tavares sagrou-se campeã depois de um triunfo por equilibrados 2-6, 6-3 e 7-6 (10-6) ante Frederico Silva e Romain Barbosa.
 
 
O Porto Open é uma organização conjunta da Associação de Ténis do Porto e da Câmara Municipal do Porto e tem para distribuir 10 mil dólares em prémios monetários (cerca de 7915 €)

PORTO OPEN – Campeonatos Internacionais de Portugal: a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita na ITF Women's World Tennis Tour (International Tennis Federation) e no ATP Challenger Tour pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora Porto - Município do Porto.
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto