Gastão Elias, Francisca Jorge e Nuno Borges em grande no Porto Open

Gastão Elias, Francisca Jorge e Nuno Borges em grande no Porto Open

Depois da tempestade que ontem assolou o Porto, provocando o adiamento de todos os encontros agendados, este sábado chegou finalmente a bonança em especial para o ténis luso.

Francisca Jorge abriu as hostes, logo pela manhã, com a continuação do confronto frente a Andrea Lazaro Garcia, que ontem havia sido interrompido. Aquando do reinício do embate, a espanhola seguia na frente por 6-1 e 1-2, mas a nº 1 nacional surgiu inspiradíssima e conseguiria aplicar uma excelente reviravolta que a coloca na primeira meia-final de um ITF W25. Amanhã, a oponente da jovem vimaranense será mais uma espanhola, Cristina Bucsa, campeã da edição de 2018 do Porto Open e segunda cabeça-de-série do quadro.

Na outra meia-final vai estar Bia Haddad Maia que, em jornada dupla, deixou para trás Marina Bassols Ribera (ESP) e a alemã Jule Niemeier. A campeã da prova W15 do Porto Open da passada semana, marca assim encontro com mais uma espanhola, Georgina Garcia-Perez, que hoje bateu Katy Dunne pelos parciais de 6-1 e 6-3.

Na ala masculina da 21.ª edição do Porto Open, dois lusos em destaque. Gastão Elias, a competir no torneio portuense pela primeira vez, carimbou a sua passagem para a final depois de levar a melhor no confronto com o italiano Giovanni Fonio, pelos parciais de 6-4 e 6-3. Ao início da tarde deste sábado, o tenista de 29 anos já havia derrotado Shuichi Sekuguchi (JPN) e assegurado, assim, um lugar na meia-final, que acabou por vencer pouco tempo depois. Nuno Borges conquistou o apuramento para a meia-final do torneio ao superar o português Tiago Cação, por 6-4, 6-7(13) e 6-0. Ao final do dia, Borges ainda entrou em ação no duelo com Stefan Kozlova, no entanto viu o encontro ser interrompido devido às condições climáticas. No momento da interrupção, o maiato liderava por 6-3 e 3-5. A meia-final entre o português e o norte-americano foi adiada para este domingo.

PORTO OPEN – Campeonatos Internacionais de Portugal: a prova internacional da cidade do Porto, inscrita na ITF (International Tennis Federation) pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Ágora Porto, e com o especial apoio do Município do Porto.
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto